segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009



Se Mauri de Oliveira Queiróz tivesse nascido nos Estados Unidos, com certeza ele teria diversas biografias e documentários. Mas o destino não quis e ele nasceu no Brasil.
Ator/diretor/produtor permanece praticamente esquecido. Com o pseudônimo de Tony Vieira, este mineiro de Dores do IndaiáDores de Indaiá, nascido em 1938 - Felecido em Belo Horizonte em 1990), foi uma das maiores estrelas da história do cinema tupiniquim. Sua produtora MQ (Marca e Qualidade), vivia cheia de pessoas dia e noite. Suas fitas eram faroestes e policias de grande sucesso. Sempre fazia par romântico com a musa Claudette Joubert e com o genial humorista Heitor Gaiotti. Seus filmes fizeram rios de dinheiro, mas Tony gastou a maioria do capital em um time de futebol amador, que ele tanto gostava. Talvez seu melhor trabalho seja mesmo “As Amantes de Um Canalha”, filmado em Santos e São Vicente. Quase sempre seus trabalhos seguiam os mesmos esquemas e geralmente seus técnicos eram sempre os mesmos. Durante o período explícito, assinou as fitas como Mauri de Queiroz, deixando o pseudônimo somente para os gêneros cinematográficos que verdadeiramente amava. Existe varias latas de filmes depositadas na Cinemateca de São Paulo, inclusive Recentime foi Restaurado pela Cinemateca o filme a Filha do Padre com o objetivo de fazer uma homenagem a Heitor Gaiotti, por mais incrivel que pareca apesar de ter ficado um trabalho excelente, até o momento nenhuma distribuidora se interessou po este trabalho.
Recentimente eu encontrei um abogo que tem algumas latas de filmes em excelente qualidade, mais parace que seria um trabalho praticamente impossivel que se fazer algumas copias para DVd, pois ninguem tem interesse em fazer nada.

6 comentários:

  1. Vamos nos reunir e fazer uma campanha para passar esses filmes para dvds.
    Ajuntar todos aqueles que è fan de Tony Vieira e restorar esses filmes.
    Conte comigo e mais uma vez obrigado pela homenagem a Tony Vieira

    ResponderExcluir
  2. Como é que se faz para adquirir os filmes do Tony Vieira?

    ResponderExcluir
  3. O meu amigo Giba Carneiro está trtabalhando para fazer a restauração dos filmes de tony vieira para dvd, quem quiser participar desta tarefa e ou tiver interesse entre em contato comigo ... jairfab@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu encontrei este filme em fita VHS aqui em Sao Paulo, tenho ele tambem em DVD-R porem desejo pasar o filme que esta na fita para DVD assim a imagem e a qualidade em geral vai ficar bem melhor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jair. Gostaria de adquirir esse filme em DVD. Como devo proceder?
    Abs

    ResponderExcluir
  6. ola jair.como faço pra consegir o filme os violentadores e quatro pistoleiros em furia

    ResponderExcluir